A Política de Acompanhamento de Egressos no IFC (aprovada pela Resolução nº 13/2024) se configura a partir dos seguintes princípios:
I. relacionamento contínuo: manter a relação de compromisso e parceria profissional/educacional mútua, por meio de diversas ações continuadas envolvendo o egresso e que prospectam a garantia dessa intencionalidade multilateral pela qual o egresso e o IFC se dispõem a tornarem-se parceiros, na construção de saberes e de atualização de conhecimentos socioculturais e acadêmicos, em prol da avaliação dos processos institucionais e do aprimoramento da qualidade da educação ofertada na instituição.
II. atuação dos egressos: incentivar a atuação dos egressos na vida acadêmica do IFC por meio da participação e do protagonismo em atividades de ensino, extensão, pesquisa e inovação.
III. valorização profissional: proporcionar por meio do IFC ou de outras entidades parceiras, oportunidades de atualização profissional aos egressos, por meio da formação/educação continuada e/ou eventos em geral, preferencialmente em áreas correlatas à formação do egresso, que subsidie uma construção de carreira profissional exitosa e de excelência.
IV. educação continuada: buscar a promoção de processos de formação profissional e sociocultural contínuo, numa perspectiva permanente de renovação, ampliação, avaliação de políticas práticas institucionais e profissionais e geração de novos conhecimentos e saberes, por meio da verticalização dos estudos.
V. avaliação e autoavaliação institucional pelo egresso: valorizar o egresso como sujeito capaz de contribuir para a melhoria dos processos institucionais, relacionadas com a prática de Avaliação Institucional, em âmbito interno (autoavaliação) e externo (órgãos de regulação da educação nacional), pela vivência social, cultural e profissional do egresso.
VI. compromisso e responsabilidade com a comunidade: estabelecer a interface entre a instituição e as outras organizações públicas, privadas e não governamentais, além da própria sociedade articulada de forma independente, proporcionando que o egresso torne-se o sujeito que assume o papel retroalimentador das múltiplas dimensões do compromisso e da responsabilidade humana e profissional com a comunidade em que está inserido.
VII. atuação sistêmica na gestão e produção do conhecimento: buscar a promoção das práticas e políticas voltadas aos egressos do IFC, através:
a) da coleta, da sistematização, da análise e do encaminhamento das informações oriundas da relação do IFC com o egresso a todos os níveis de gestão envolvidos no processo formativo do egresso;
b) do envolvimento da comunidade acadêmica, na proposição e avaliação permanente das ações vinculadas aos processos formativos;
c) da aproximação institucional com as demandas educacionais, sociais e do mundo do trabalho, indicando elementos para a tomada de decisão relacionada aos processos formativos institucionais.